About Me

Reportagem Katatonia e Before The Rain @ Incrível Almadense, 2010

No dia 26 de Novembro a Incrível Almadense foi palco de mais uma grande noite, com dois concertos memoráveis.

A noite estava bastante fria e a sala ainda se estava a compor quando subiram ao palco (por volta das 21 horas) uma das mais importantes bandas de Doom do nosso país, os Setubalenses Before The Rain. Após algum tempo de ausência dos palcos e agora com um novo vocalista Gary Griffith (Morgion) - para surpresa de muitos presentes - o grupo deu um excelente, irrepreensível e intenso concerto com cerca de 45 minutos de duração. A sua actuação foi baseada no seu próximo lançamento "Frail", onde tocaram temas como "Frail", "A Glimpse Towards The Sun" e "...And The World End There", não deixando de fora o tema "Framless" de "...One Day Less" de 2007. Sem terem muito a provar, ficou bem patente que os Before The Rain foram sem dúvida alguma a escolha mais que perfeita para a abertura de ambos os concertos dos Suecos Katatonia, tanto em Almada como no Porto.


Não foi o facto de ainda no ano passado os Katatonia terem estado em Portugal, mais propriamente no Vagos Open Air, que impediu os Suecos de voltar a Portugal para duas datas e de terem tido a Incrível Almadense repleta de gente para os ver actuar. Nenhum dos presentes se terá arrependido de ter assistido a este excelente concerto, visto que o som estava muito bom e a actuação da banda foi tecnicamente irrepreensível, tendo-se aproximando bastante daquilo que podemos ouvir nos seus álbuns de estúdio. Per 'Sodomizer' Eriksson (guitarra) e Niklas 'Nille' Sandin (baixo) que agora integram a line-up ao vivo dos Katatonia, em substituição dos irmãos Norrman que sairam da banda no ano passado, estiveram bastante bem. Já Jonas Renske, além de ter tido uma prestação intensa e imaculável, esteve particularmente comunicativo - mais do que habitual - o que por si só já é digno de registo.
O concerto foi centrado em músicas do seu mais recente trabalho "Night Is The New Day" e dos aclamados "Viva Emptiness" e "The Great Cold Distance", embora não tenham sido esquecidos alguns temas somo "Saw You Drown", "For My Demons" e "Teargas", dos álbuns da fase intermédia da sua carreira.
Alguns pontos altos desta magnífica e envolvente actuação dos Suecos foram "My Twin", "Ghost Of The Sun", "Criminals", "July" e o tema final "Leaders", sendo de realçar também a muito boa integração dos temas do último álbum, com destaque para "Forsaker", "The Longest Year" e "Onward To Battle".


Os concertos de Katatonia e Before The Rain, mostraram ser a escolha perfeita para uma noite bastante fria de Novembro, para os apeciadores de música pesada e melancólica que encheram a Incrível Almadense.



Texto: Mário Rodrigues
Fotografia: Diana Fernandes