About Me

Reportagem - Dark Tranquillity, Insomnium e Karnak Seti - Cine Teatro de Corroios - 04/10/10

Os Dark Tranquillity vieram ao Hard Club em Vila Nova de Gaia no dia 3 de Outubro e ao Cine Teatro de Corroios no dia 4 de Outubro, apresentar o seu mais recente álbum de estúdio "We Are The Void", tendo na abertura os Finlandeses Insomnium e os nacionais Karnak Seti, estes últimos que venceram o concurso que apurava uma banda local para abrir os concertos de Dark Tranquillity. A Metal Imperium esteve presente na segunda data em Corroios, pelo que deixamos a todos esta reportagem.

Os Madeirenses Karnak Seti mostraram que não vieram a Portugal Continental em férias, tendo aproveitado da melhor forma a grande oportunidade de abrir para uma das bandas pioneiras da sonoridade que praticam, o Death Metal Melódico. O concerto foi muito positivo, tendo o colectivo recebido uma boa reacção dos presentes, que os iam aplaudindo. Foi uma pena não terem actuado para uma casa cheia, pois o recinto ainda se estava a compor e só encheu já durante o concerto de Insomnium. Temas como "Silence Retained", "Scars Of My Decay", entre outros, foram um bom aquecimento para o que veio a seguir. Sem dúvida uma banda a acompanhar futuramente e cujo álbum de estreia irá ser alvo de review aqui na Metal Imperium muito em breve, estejam atentos.


Os Insomnium deram um concerto muito envolvente e memorável, com a banda a mostrar o seu contentamento por actuar por cá e com o vocalista a afirmar que o público de Lisboa tinha mesmo superado o do Porto. O público também mostrou o seu contentamento aos Insomnium, com uma calorosa recepção. Os Finlandeses basearam o seu setlist nos seus dois últimos álbuns, não faltando temas como: "Where The Last Wave Broke" e "The Harrowing Years" do último trabalho "Across The Dark"; nem "The Killjoy" e "Mortal Share" do CD "Above The Weeping World", entre outras. A meio da actuação ainda houve tempo para o tema "Weather The Storm", que foi gravado durante este ano e que conta com a presença de Mickael Stanne, este que ao contrário do que muita gente estava à espera, não subiu ao palco para cantar esta música com os Finlandeses.
Por fim os Dark Tranquillity, sem sombra de dúvida a banda mais aguardada da noite e o motivo da grande maioria do público estar presente, subiram ao palco. O grupo não defraudou as expectativas de ninguém, dando um concerto fantástico, ao nível da sua qualidade. Vieram apresentar "We Are The Void", tendo tocado como não podia deixar de ser vários temas (cinco) desse novo álbum, destacando-se entre os quais: "The Fatalist", "Shadow Of Your Blood" e "Iridium". Com uma discografia invejável, a banda tocou clássicos que revisitaram praticamente toda a carreira como: "Punish My Heaven", "Therein", "Wonders At Your Feet", "Monochromatic Stains", "Lost To Apathy", "Misery's Crown", estes que foram alguns dos pontos altos de uma actuação de grande nível. Enquanto os outros membros se mostravam concentrados em dar um concerto irrepreensível, Mickael Stanne além de nos presentear com a sua grande voz e presença em palco, interagiu e incentivou bastante o público, distribuindo a sua simpatia por entre os presentes. O Cine Teatro de Corroios praticamente encheu para ver um dos expoentes máximos do Death Metal Melódico e assistiram a um dos grandes concertos de 2010 em solo nacional. Uma noite para mais tarde recordar.



Reportagem por Mário Rodrigues
Fotos por Diana Fernandes