About Me

Painted Black - "Cold Comfort" Review

Depois de nove anos de existência e duas demos, os Painted lançaram este ano "Cold Comfort", o seu primeiro álbum que confirma e mesmo supera a qualidade já antes demonstrada em "The Neverlight" e "Verbo".
É inevitável referir que como marco no seu percurso, os Painted Black foram considerados pelos leitores da LOUD! a melhor banda Portuguesa sem contrato, por três anos consecutivos.

Nota-se durante a audição deste trabalho alguma influência dos Britânicos My Dying Bride e semelhanças com a sonoridade praticada pelos Norte Americanos Novembers Doom, o que para quem conhece estes últimos se torna evidente. No entanto, e apesar dessas referências, a banda mostra muita personalidade e identidade própria, sendo de realçar a sua maturidade, o elevado nível de composição e a preocupação da mesma para com os detalhes.
Os Painted Black apresentam-nos oito temas de grande nível, do melhor que já foi feito no género em Portugal e, equiparando-se ao que de melhor se faz internacionalmente em termos de Doom/Death Metal e de Metal de veia melancólica.
"Via Dolorosa" é uma música fantástica, num misto de riffs pesados e demolidores com partes mais atmosféricas.
"The End Of Tides" é outro dos pontos altos deste trabalho, tema de uma melodia e melancolia contagiantes. De referir também as semelhanças com Novembers Doom, nomeadamente entre os minutos 02:18 e 03:00.
"Absent Heart" é um tema tocante, com início em piano, excelentes melodias de guitarra e uma grande performance do vocalista Daniel Lucas.
"Inevitability" fecha o álbum de uma forma excelente, com 10 minutos de grande intensidade e beleza melancólica, sendo este um dos melhores temas de "Cold Comfort". Para além de ser uma música excelente, esta conta ainda com a participação de Micaela Cardoso (Thee Orakle) em dueto com Daniel Lucas num fantástico refrão, sendo a inclusão da voz de Micaela uma mais valia para este tema. De mencionar ainda que Micaela participa - e bem - também na faixa de abertura "Via Dolorosa", embora não com tanto destaque como em "Inevitability".

A banda fez toda um grande trabalho, embora destaque as guitarras de Luís Fazendeiro e Miguel Matos e também a voz de Daniel Lucas. De aludir ainda que o grande obreiro de "Cold Comfort" é Fazendeiro que compôs toda a música. Daniel ficou a cargo da parte lírica deste registo, ele que em conjunto com Luís Fazendeiro fundaram os Painted Black.

Pelo enorme talento demonstrado neste álbum de estreia, os Painted Black juntam-se assim ao grupo das grandes bandas que temos no nosso país que é cada vez maior. "Cold Comfort" assume-se sem sombra de dúvida, como candidato a álbum do ano a nível nacional.


Nota: 8.6/10

"Cold Comfort" Track List:

01. Via Dolorosa
02. ShadowBound
03. The End Of Tides
04. Absent Heart
05. Cold Comfort (Release)
06. Winter (Storm)
07. The Rain In June (Out Of Season)
08. Inevitability



Review por Mário Rodrigues