About Me

Tarsish - Demo Review

Os Tarsish são uma banda de Lisboa formada em Abril de 2008 e que no ano seguinte, depois de vencerem o concurso de música moderna da Azambuja, como prémio tiveram a oportunidade de gravar esta demo editada em Julho de 2009 somente para fins promocionais.

Algo que se nota na demo, e que dá para perceber logo desde o primeiro tema "Mourning Mist", é a influência de Moonspell (principalmente dos trabalhos mais antigos) sendo que nesta música há partes que nos recordam bastante "Opus Diabolicum" do EP "Under The Moonspell". De realçar a interessante sonoridade oriental introduzida quase na parte final desta faixa e que poderá ser mais explorada futuramente.
"Spell" é o segundo tema, dos três que compoêm esta demo e mostra uma faceta mais melódica da banda principalmente a nível vocal e que põe a nu uma das situações a melhorar na sonoridade dos Tarsish, precisamente a voz cantada de Miguel. Se nas partes mais agressivas e guturais o vocalista se apresenta em bom plano, nas partes melódicas deverá melhorar de futuro o seu registo.
"Under Nation Chaos" é um interessante tema que além de mostrar o lado mais pesado da banda, trás ao de cima a sua veia mais progressiva (a fazer lembrar Dream Theater) que estando mais presente nos futuros trabalhos da banda poderá enriquecer mais a sua sonoridade. Este tema revela um bom trabalho de guitarra de Marco e de teclas por parte de Canas.

As três músicas desta demo demonstram que os Tarsish são bons músicos e que estão em busca da sua sonoridade. O resultado final destas poderia estar superior com uma produção melhor, visto que esta foi algo fraca. O que interessa é que a banda mostrou potencial e uma sonoridade com nuances interessantes, que sendo bem explorada e com mais trabalho a nível de composição até irem gravar um novo trabalho poderá ter resultados bem positivos. Isto claro sem descurar uma produção de outro nível.

Aguarda-se então pelo novo trabalho que segundo a banda será um EP que será gravado se tudo correr bem lá para o final do ano, para ouvir se as boas indicações demonstradas nesta demo se confirmarão e se os defeitos deste trabalho serão corrigidos ou melhorados.


Nota: 6.2/10



"Demo" Track List:

01. Mourning Mist
02. Spell
03. Under Nation Chaos




Review por Mário Rodrigues