About Me

Soilwork - "The Panic Broadcast" Review

Ao oitavo álbum, os Soilwork apresentam-nos um Death/Thrash Melódico, moderno e groovy, com muita diversidade musical. Há de tudo em "The Panic Broadcast", desde as poderosíssimas e velozes "King Of The Threshold" e "Late For The Kill, Early For The Slaughter" sendo que este segundo tema referido inicia o álbum com furiosos blast beats.
Temos os blast beats deste tema e uma música com início em guitarra acústica demonstrado o quanto é variado o novo trabalho da banda Sueca. O nome do tema que descrevo é "Let This River Flow", tocada mais a meio tempo e contém um refrão 'orelhudo' e memorável, daqueles que são a imagem de marca da banda.
Com um refrão igualmente memorável, "Two Lives Of Reckoning" assume-se como uma das melhores faixas do álbum, neste caso também por conter grandes riffs, rápidos, técnicos e com groove.
Mostrando ainda mais a diversidade musical do CD, está "Epitone", uma boa semi-balada onde o protagonismo vai todo para Bjorn Strid, com a sua superior voz limpa usada durante quase toda a música.

"The Thrill", tema ritmado, com muita melodia e com um dos melhores solos de guitarra de todo o álbum e "Deliverance Is Mine", são outras músicas muito boas que juntamente com as acima referidas pela sua qualidade e variedade, são o melhor conjunto de faixas compostas pela banda desde "Figure Number Five" fazendo deste um álbum claramente mais forte do que "Stabbing The Drama" e "Sworn To a Great Divide".
Claro que este novo trabalho não é um "Natural Born Chaos" nem um "A Predator's Portrait", nem o pretende ser, é sim um álbum sincero e muito bom de uma das pioneiras e melhores bandas a praticar esta formula de verso agressivo/refrão melódico. Afinal de contas antes de existirem centenas de bandas a fazer essa sonoridade, já os Soilwork a andava a praticar, logo foi uma das bandas Suecas que influenciou o som que se faz no outro lado do Atlântico e não só.


O grande responsável pela boa forma evidenciada pelos Soilwork neste CD é Peter Wichers, o principal compositor da banda, que regressou ao seu posto depois de ter saído em 2005 e de ter estado de fora no álbum anterior a este. O trabalho de guitarras de Wichers e do novo guitarrista Sylvian Coudret (também dos Scarve) é de óptimo nível, mais técnico do que nos últimos anteriores álbuns e com destaque para os abundantes solos, sendo que alguns são excelentes.
O baterista Dirk Verveuren tem aqui a sua melhor performance desde que entrou na banda e Bjorn Strid continua igual a si próprio, mostrando mais uma vez que é um dos melhores vocalistas a fazer a combinação dos registos berrado/voz limpa.
Quanto ao teclista Sven Karlsson tem aqui a sua prestação mais discreta desde que chegou aos Soilwork (e já lá vão 5 álbuns), também porque "The Panic Broadcast" mostra desde o início ser um álbum mais direccionado para as guitarras.

Certamente não sendo do nível do 'Magnum Opus' da banda "Natural Born Chaos", este é um álbum de óptima qualidade que requer alguma audições para ser apreciado convenientemente, pois não é daqueles trabalhos que deslumbram logo à primeira e tem muito para ouvir.

Nota: 8.6/10
"The Panic Broadcast" track list:

01. Late for the Kill, Early for the Slaughter
02. Two Lives Worth of Reckoning
03. The Thrill
04. Deliverance is Mine
05. Night Comes Clean
06. King of the Threshold
07. Let This River Flow
08. Epitome
09. The Akuma Afterglow
10. Enter Dog Of Pavlov




Review por Mário Rodrigues