About Me

Gwydion - "Horn Triskelion" Review

Os Gwydion são uma banda sobejamente conhecida no underground nacional, tendo já uma carreira de 15 anos em que lançaram entre 1998 e 2001 três demos numa linha mais Black Metal melódico e sinfónico e dois álbuns num estilo mais Folk/Viking Metal, "Ynys Mön" de 2008 que foi editado internacionalmente e colocou os Gwydion no mapa do Folk/Viking Metal Europeu e o novo "Horn Triskelion", lançado este ano pela mesma editora (Trollzorn Records) e que pela qualidade demonstrada promete colocar esta banda nacional no mesmo patamar das grandes bandas do género.
Digo isto porque "Horn Triskelion" é um álbum muito bom e sólido do início ao fim, sem oscilações de qualidade, contém uma grande variedade musical dentro do estilo praticado, o que torna este trabalho apelativo para todos os fãs de Folk/Viking Metal.

Percebem-se algumas semelhanças a Ensiferum, Korpiklaani, (embora a sonoridade dos Gwydion seja bem mais elaborada do que a dos segundos) Alestorm e Turisas. Mas o mais interessante é ver uma banda Portuguesa a tocar Folk/Viking Metal de forma tão sincera e convicta como uma banda dos países onde este tipo de sonoridade é mais natural.
"From Hell To Asgard", "Mead Of Poetry" entre outras, são músicas bem festivas sendo dois dos destaques do álbum. Já "Ofiússa (A Terra das Serpentes)" é um tema épico, majestoso e um dos mais distintos do trabalho, isto com a brilhante ajuda das duas belas vozes femininas das convidadas Isabel Cristina (Insanae) e Célia Ramos (Moons Lvnae) e com o vocalista Rúben Almeida a cantar uma parte em Português, o que ficou bastante bem na música que é uma das melhores do CD. Muito boa é também "Fara I Viking", que tem uma excelente refrão. Enfim todo o álbum tem óptimas músicas para o ouvinte descobrir. Embora não seja um dos temas de maior destaque neste trabalho "The Terror of the Northern", que é a penúltima faixa, deve ser referida porque demonstra que a sonoridade mais Black Metal, não foi abandonada por completo pelos Gwydion, ajudando até de certo modo a dar ainda mais diversidade a este trabalho.
Toda a banda está muito bem, mas os maiores destaques vão para o trabalho excelente do teclista
Daniel César e para a dupla de guitarristas Kaveirinha e João Paulo. De referir que o vocalista Ruben Almeida também apresenta-se muito seguro principalmente no registo mais gutural, apesar de também estar em bom plano nas partes cantadas.

Este é um álbum recomendado para todos os apreciadores de Folk/Viking Metal que podem comprar o CD à confiança, pois certamente não sairão decepcionados.
Quanto a verem os Gwydion ao vivo, terão duas grandes oportunidades: ou já no dia 6 de Agosto no Vagos Open Air, curiosamente na mesma data em que irão actuar os Ensiferum, uma das grandes bandas internacionais do estilo, ou no dia 23 de Outubro em Corroios, onde irão abrir para outro nome importante do Folk Metal: os Korpiklaani.


Nota: 8/10
"Horn Triskelion" Track List:

01. The Departure

02. Fara I Viking
03. From Hel To Asgard
04. Oflússa (A Terra Das Serpentes)

05. Mead Of Poetry

06. Triskelion Horde Is Nigh

07. Odhinn's Cult

08. At The Sumbel

09. Cold Tempered

10. The Terror Of The Northern

11. Six Trial To Become A Beerzerker



Myspace Oficial: http://www.myspace.com/gwydionmetal


Review por Mário Rodrigues