About Me

Behemoth, Exodus, Decapitated, Ex-Deo - 22/06/10 - Reportagem

No dia 22 de Junho no Cine-Teatro de Corroios assistimos a concertos de quatro bandas que formaram um excelente cartaz do qual os Behemoth foram os cabeças de cartaz, sendo que as outras três bandas foram os Exodus, os Decapitated e os Ex-Deo.

Os Ex Deo foram a primeira banda a subir ao palco. Menos conhecidos do que os restantes grupos do cartaz, este é um projecto paralelo de Maurizio Iacono dos Kataklysm que juntamente com outros membros da sua banda principal praticam um Death Metal Melódico com letras baseadas na história e mitologia Romana. Apesar de os Ex Deo terem sido a banda presente com menos reportório, visto terem apenas um álbum lançado em 2009 intitulado "Romulus", foi um bom concerto em que Maurizio puxou pelo público e entreteve quem já estava no Cine-Teatro. Ainda não estava muita gente presente no início, o que foi mudando durante o concerto, sendo que no final quando foi tocado o mais conhecido tema da banda "Romulus", o recinto já estava bem composto e foi a música que obteve melhores reacções por parte dos presentes.

Com o Cine Teatro já cheio de público, seguiram-se os Polacos Decapitated, banda que o guitarrista Vogg decidiu reactivar tempos depois da tragédia que assolou o grupo. O guitarrista encontrou novos membros, fazendo assim todo o sentido a faixa por detrás do colectivo que dizia: "From Pain To Strenght" . Força essa que foi demonstrada pelo devastador concerto que a banda deu, sendo uma das actuações da noite. Houve mosh, circle pit e ficou demonstrado que muita gente estava lá para vê-los actuar. Nota elevada para as performances dos novos membros: Kerim "Krimh" Lechner (baterista) e Rafal Piotrowski (vocalista).


Os Exodus mesmo com o pior som da noite protagonizaram a outra grande actuação da noite, cheia de energia e garra. Claro que faltaram alguns clássicos o que é natural visto não terem sido cabeças de cartaz e por isso não terem tido mais tempo para tocar. Ainda assim é difícil o público ficar indiferente a assistir clássicos como: "A Lesson In Violence", "Strike Of The Beast" e "Toxic Waltz", nem outros mais recentes como: "War Is My Sheppard" e "Blacklist". Houve como não podia deixar de ser muito mosh, circle pit e mesmo um wall of death a pedido do sempre interventivo vocalista Rob Dukes.



A última actuação da noite coube aos cabeças de cartaz Behemoth. Estes tiveram uma boa actuação, tecnicamente irrepreensível e beneficiaram do melhor som da noite. O concerto pecou apenas pela demasiada teatralidade e pelas demasiadas saídas de palco por parte da banda, o que retirou um bocado o ímpeto à actuação da banda. Não faltaram músicas do último álbum de estúdio da banda como "Ov Fire And The Void", "Shemhamforash" e "Lucifer", nem outros grandes temas como "Demigod" e "At the Left Hand ov God", entre outros. Os fãs ficaram satisfeitos mas esperava-se algo um pouco mais da banda Polaca liderada por Nergal.

(ver mais fotografias de Behemoth)


Review por Mário Rodrigues
Fotografia por Diana Fernandes