About Me

Biolence - "Melodic Thrashing Mayhem" EP review

A banda de Vila Nova de Gaia Biolence que conta já com 12 anos de carreira, lançará em breve este seu primeiro EP denominado "Melodic Thrashing Mayhem", que vem suceder à sua auto-intitulada demo lançada em 2004.
Devido à experiência acumulada em 12 anos enquanto banda, e provavelmente sabendo que por ter já esta longevidade teriam de apresentar material de qualidade acima da média ao público, os Biolence reuniram este material para ser produzido nos Ultrasound Studios de onde têm saído muitos dos melhores álbuns do Metal Nacional dos últimos anos. E em boa hora o fizeram porque o resultado final é de superior qualidade.

O EP depois de uma breve introdução inicia em força com o tema "Biolence" que é o melhor deste trabalho. Esta música possui riffs demolidores, bastante peso e groove, remetendo-nos para um Thrash Metal modernizado de uns Machine Head e Sepultura.
Além destas características ainda somos brindados com um festival de solos de belo efeito a partir do meio da música. Grande malha, de facto é a ideal para começar a ouvir a banda.
Segue-se "Land Of Freedom" outro dos pontos altos do EP, tema que começa a mostrar o lado mais Death Metal Melódico da banda, apesar dos elementos Thrash e Groove se manterem. Esta música tem de facto óptimas harmonias de guitarra e é nesta que a mescla de estilos na sonoridade dos Biolence melhor resultou. Logo no início da faixa "Blood Of The Gods", começa-se a perceber que foi conseguida uma boa variedade neste EP, com todas as músicas diferentes e facilmente distinguíveis. Os primeiros riffs desta música são mais a meio tempo e não destoariam de um álbum dos Amon Amarth.
A última música "Pure" é rápida e com muita melodia, e que nos remete para o som Sueco mas neste caso mais propriamente para o som de Gotemburgo e mesmo também para algo à New Wave Of British Heavy Metal.

Quanto à performance da banda destaca-se um óptimo trabalho de guitarras potente e igualmente com muita melodia, um baixo bastante presente o que é de louvar, uma bateria rápida e bem trabalhada e um vocalista com um registo muito próprio que vai do gritado/agressivo sendo o registo ora mais grave ora mais agudo.

Esperamos que depois deste EP de muito boa qualidade, a banda aproveite a embalagem e lance em breve o seu longa duração de estreia.

Nota: 7.8/10


"Melodic Thrashing Mayhem" EP Track List:

01. Intro
02. Biolence
03. Land and Freedom
04. Blood of the Gods
05. Pure
06. Outro




Review por Mário Rodrigues