About Me

Fear Factory - "Mechanize" Review

Considerações à parte acerca da legitimidade do uso do nome Fear Factory, por dois dos membros originais da banda Burton C. Bell e Dino Cazares, juntamente com Byron Stroud que foi o baixista nos dois anteriores álbuns da banda e o baterista Gene Hoglan, a banda tem no novo "Mechanize" um grande álbum. Não é dada pela falta do baterista Raymond Herrera que apesar de ter sido um membro que ajudou a definir a sonoridade dos Fear Factory, é aqui substituído brilhantemente pelo mítico Gene Hoglan (Death,Testament,Dark Angel,Strapping Young Lad). Diria mesmo que o trabalho de bateria está pelo menos ao nível do melhor que foi feito pelo seu antecessor. Mas não é só a bateria que está em grande nível neste álbum. Tanto Burton C. Bell tem aqui uma das suas melhores prestações, com uma voz bastante agreste e nas partes melódicas bastante aprimorada, como Dino Cazares se mostra muito inspirado no seu som de marca de guitarra. Byron Stroud não mostra tanto protagonismo como Christian Olde Wolbers tinha no baixo nos primeiros álbuns da banda, mas mostra-se competente.

"Mechanize" é um trabalho repleto de grandes temas e que recaptura o poder de "Demanufacture", o groove de "Obsolete" e o Metal Industrial de ambos, tudo na medida certa. É Fear Factory clássico mas com uma grande dose de energia, sendo ainda mais potente do que o habitual e nos refrões ainda mais melódico, dando mais ênfase aos mesmos. Os seguidores desta banda que ficaram desiludidos com álbuns mais desinspirados como "Digimortal" e "Transgression" podem ficar descansados e voltar a ouvir o colectivo com este CD, que é garantidamente um dos melhores da banda, ultrapassando mesmo álbuns como "Archetype" e mesmo o bem sucedido "Obsolete".
O tema homónimo "Mechanize" abre o álbum em grande estilo e mostra uns Fear Factory com a agressividade,peso e groove que lhes é reconhecida dos primeiros álbuns e só por aí se vê que a banda está pronta a mostrar novamente o porquê de ser uma das mais importantes e relevantes bandas do Metal contemporâneo. "Industrial Discipline" é outro excelente tema, rápido e com um refrão orelhudo, sendo que aqui começa a ficar claro que os Fear Factory decidiram aprimorar os refrões e Burton está a cantar melhor do que nunca as partes melódicas, não abusando de uma voz tão robótica como no passado. A seguinte "Fear Campaign" e uma das melhores músicas do álbum, daí a sua escolha para vídeo de apresentação. Também poderiam ter sido escolhidos os temas: "Powershifter" que tem todos os atributos que tornam este um grande álbum, ou "Christploitation" que é um dos temas mais potentes que ouvimos dos Fear Factory em vários anos. "Oxidizer" é outro tema potente que apesar de não ser tão bom como os anteriores, não deixa o ouvinte cair na monotonia. "Controled Demolition" e "Designing The Enemy" mantém a mesma toada da anterior e fica para o final outro dos grandes momentos do álbum depois de uma pequena introdução. "Final Exit" é uma semi-balada sendo um dos temas mais melódicos que a banda já compôs, mostrando Burton C. Bell a cantar melhor do que nunca e com uma performance muito emocional, algo não muito habitual. A bateria de Gene Hoglan continua potente mesmo neste tema, ele que não parece saber tocar de outra forma. O resultado final é muito bom e esta música termina o álbum num nível elevado e ajudando a dar mais variedade ao mesmo.

Burton C. Bell e Dino Cazares são os grandes 'obreiros' da sonoridade dos Fear Factory e isso mesmo ficou demonstrado em "Mechanize", sendo impressionante que uma banda que já conta com cerca de duas décadas, faça em pleno 2010 um dos seus melhores e mais poderosos trabalhos, continuando a mostrar-se tão relevante.

Nota: 9.1/10


"Mechanize" track list:

01. Mechanize
02. Industrial Discipline
03. Fear Campaign
04. Powershifter
05. Christploitation
06. Oxidizer
07. Controlled Demolition
08. Designing The Enemy
09. Metallic Division
10. Final Exit

Review por Mário Rodrigues