About Me

Epica - "Design Your Universe" Review

Após anos depois do grandioso "Divine Conspiracy", os Epica voltaram à carga desta vez com este "Design Your Universe".
Talvez não seja de tão fácil assimilação como álbum o anterior ou como "Consign To Oblivion", que considero os melhores álbuns da banda, até porque este novo álbum é longo (cerca de 75 minutos) e tem muita variedade musical. Penso que os apreciadores do colectivo Holandês não serão defraudados depois de ouvirem esta nova proposta musical.
Apesar de a meu ver este álbum não ter um nível tão elevado como os acima citados, é superior ao CD de estreia "The Phantom Agony" e é um óptimo trabalho, do melhor que se faz presentemente no género, promentendo consolidar os Epica nos lugares cimeiros no que diz respeito ao Metal cantado no feminino.
Temos em "Design Your Universe" um pouco de tudo: mais peso nas guitarras e mais guturais por parte de Mark Jansen como por exemplo na óptima faixa "Semblance Of Liberty"; uma sonoridade com contornos mais progressivos como nos excelentes 13 minutos de "Kingdom Of Heaven (A New Age Dawns - Part V)" e ainda uma belíssima balada neste caso "Tides Of Time", onde Simone Simons mostra em toda a sua plenitude a sua grande voz. De resto, em foco está uma grande música denominada "Unleashed", que foi escolhida para primeiro single do álbum e não é por acaso, pois possui um excelente refrão (daqueles que não saem da cabeça). Outro óptimo tema é "Martyr Of The Free World", que possui uma sonoridade meio 'arabesca' e contagiante. "Resign To Surrender (A New Age Dwans Part IV)", "Our Destiny", "Burn To A Cinder", " Design Your Universe (A New Age Dawns Part VI)" são outros bons temas do álbum embora não tão memoráveis. "White Waters", música em que Simone e Tony Kakko (Sonata Arctica) cantam em dueto, é uma boa balada que cresce com as audições mas não do mesmo nível das outras que a banda fez no passado ficando a baixo, por exemplo, da excelente "Trois Verges" do álbum "Consign To Oblivion", onde Simone faz um fantástico dueto com Roy Khan (Kamelot). "White Waters" é mesmo uma das músicas menos bem conseguidas deste álbum.
O saldo final de "Design Your Universe" é muito positivo sendo de salientar e aplaudir o facto da banda não ter seguido caminhos mais comerciais, algo que tem acontecido a algumas bandas do mesmo género.
Simone Simons mostra mais uma vez a sua fantástica voz mezzo-soprano mas não é o único destaque. Mark Jansen mostra mais uma vez ser uma grande músico e compositor e os seus guturais estão cada vez mais presentes e convictos na sonoridade dos Epica.
É de destacar a presença de mais solos de guitarra, cortesia do novo guitarrista Isaac Delahaye (ex-God Dethroned) e de uma bateria mais trabalhada do que nos primeiros álbuns, tendo como responsável o baterista também ele ex-God Dethroned, Ariën Van Weesenbee.
A sonoridade dos Holandeses ainda se move por caminhos de Symphonic Power/Gothic Metal mas com mais variedade, mais peso, baladas, mais guturais, mais coros e a voz de Simone Simons mais madura e versátil.

Recomendado aos fãs do estilo e a qualquer apreciador de Metal com 'mente aberta'.

Nota:8.4/10

"Design Your Universe" track list:

01. Samadhi (prelude)
02. Resign to Surrender (A New Age Dawns - Part IV)
03. Unleashed
04. Martyr of the Free Word
05. Our Destiny
06. Kingdom of Heaven (A New Age Dawns - Part V)
07. The Price of Freedom (interlude)
08. Burn to a Cinder
09. Tides of Time
10. Deconstruct
11. Semblance of Liberty
12. White Waters
13. Design Your Universe (A New Age Dawns - Part VI)


Myspace Oficial: http://myspace.com/epica
Website Oficial: http://www.epica.nl


Review por Mário Rodrigues