About Me

Obituary - "Darkest Day" Review

Pelo facto dos Obituary serem uma das bandas pioneiras do movimento Death Metal e por terem assinado obras clássicas como "Cause Of Death" e "Slowly We Rot" e ainda o excelente "World Demise", cada lançamento da banda é um acontecimento e algo aguardado com grande expectativa, pelo menos pelos fãs do estilo e da banda.
Este "Darkest Day" não fugiu à regra. E o que podemos dizer do resultado final deste álbum? Será que é com este que conseguiram igualar ou pelo menos chegar perto dos álbum que os fizeram ser um dos nomes mais importantes do Death Metal?
O que pode ser dito em primeiro lugar é: não. O álbum não é um clássico nem está próximo disso. Assim como os anteriores, "Frozen In Time" e "Xecutioner's Return" este álbum possuí boas músicas, mas não em qualidade/quantidade suficiente para dizermos que são os Obituary no seu melhor. Em termos comparativos com outras bandas este álbum continua acima da maior parte do que se faz no Death Metal, mas comparando com os álbuns acima citados, fica a sensação de que esta banda é capaz de bem melhor.
Tem como ponto a favor, o facto de ser uma banda com um som próprio, uma identidade bem vincada e também ser um grupo que compõe verdadeiras músicas, algo que grande parte das bandas do estilo hoje em dia não faz, preocupando-se mais com a brutalidade, técnica e velocidade.
Passando a falar das músicas do álbum, destaca-se a excelente faixa de abertura "List Of Dead", que dá a ideia que o álbum vai ser melhor do que realmente é. Esta é a melhor música de todo o trabalho e este momento de inspiração não se repete durante as restantes faixas do álbum.
Segue-se "Blood To Give", um muito bom tema que começa mais a meio tempo (como grande parte dos temas do álbum) e tem uma boa aceleração na sua segunda metade. O álbum continua com "Lost", "Outside My Head", "Payback" e "Your Darkest Day", bons temas mas não excepcionais, podendo-se dizer assim que a primeira metade do álbum é de bom nível e audição agradável. Na segunda metade do álbum encontramos menos inspiração por parte do colectivo da Flórida, dando ideia de que algumas das músicas que compõem este álbum entraram mais na tracklist para encher do que serem bem conseguidas. Ninguém pede nesta altura do campeonato, que os Obituary façam algo de inovador ou se exige um clássico, apenas se pede que a banda componha música com um pouco mais convicção e melhor nível. Ainda assim se fosse o trabalho de uma banda menos conceituada e de expectativas menos elevadas, podia-se dizer que era um óptimo álbum , mas para uma banda com os 'pergaminhos' dos Obituary, é apenas um bom álbum que agradará aos fãs da banda e do estilo ou não, de acordo com a exigência de cada um.


Nota: 8.2/10


"Darkest Day" tracklist:

01. List of Dead

02. Blood to Give
03. Lost

04. Outside My Head
05. Payback

06. Your Darkest Day

07. This Life

08. See Me Now

09. Fields of Pain

10. Violent Dreams
11. Truth Be Told

12. Forces Realign
13. Left to Die



Site Oficial: http://www.obituary.cc/
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/obituary

Review por Mário Rodrigues