About Me

R.A.M.P. - "Visions" Review

Os R.A.M.P. dispensam apresentações, são uma instituição do Metal nacional, uma banda com uma carreira ímpar a nível interno, fruto dos álbuns de grande qualidade que o grupo lançou em já 20 anos de carreira, sendo apenas uma pena não terem tido uma carreira além fronteiras, como mereciam.

A banda começou por um som puramente Thrash com "Thoughts", na linha de uns Testament e Metallica, passaram para um som mais moderno, um Thrash/Groove com influências de uns Machine Head, Sepultura e Pantera em "Intersection" e "E.D.R", em "Nude" adicionaram a essa sonoridade alguma influência electrónica e industrial do género de uns Fear Factory, som industrial que aparece mais vincado do que nunca neste "Visions", porque os R.A.M.P. nunca estagnaram musicalmente, pelo que se percebe bem a evolução de álbum para álbum. Mas estas comparações/influências não compromentem o som da banda, que soa e sempre soou a si mesma, R.A.M.P. .

Falemos então dos R.A.M.P. de 2009, 20 anos depois do seu nascimento, a banda apresenta-se em excelente forma com este "Visions", um excelente álbum que mostra que o colectivo do Seixal ainda consegue fazer muito boa música. Este trabalho mostra uma grande variedade músical, pelo que terei que falar tema a tema.
"Blind Enchantment" inicia o álbum da melhor maneira, é uma excelente música, rápida, pesada, com ritmo tribal a fazer lembrar os Sepultura e um refrão forte. "Single Lines" continua o nível da música anterior, mais melódica, com uns toques industriais e um refrão bastante "orelhudo". A música seguinte, "Amnesia", é boa e tem um refrão que também fica no ouvido, mas a melhor surpresa está na 4ª música "The Cold", uma das músicas mais potentes, rápidas e mesmo Thrash, que o grupo fez de à muitos anos para cá. Promete ser um tema fortíssimo ao vivo e um dos futuros clássicos da banda, grande música, talvez a melhor do álbum. Segue-se "Myth" um tema não tão brilhante como o anterior, mas eficaz. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. O álbum continua com "Shell", outra boa música. Começa então a parte mais calma do álbum, com "My Plan" e "Dusk", ambas são músicas razoáveis, mas não mantêm o nível das anteriores, da primeira nada a destacar e da segunda posso dizer que é uma boa balada, embora não tão boa como as excelentes compostas anteriormente pelos R.AM.P. . As últimas 3 faixas do álbum, "acordam" o ouvinte e fecham o álbum da melhor maneira. "Mud" é um tema rápido, mais "Thrashy" e faz lembrar momentâneamente os Fear Factory. "Follow You", uma música rápida, cheia de Groove, uma boa letra e um refrão fortíssimo, rivaliza com "The Cold" para melhor tema do álbum e futuro clássico da banda, pois ambas são grandes músicas. Para finalizar temos temos uma excelente balada "Tragic Blows", bastante mais intensa e melhor, a meu ver, que a balada do álbum "Dusk".

Os R.AM.P. mostraram mais uma vez que são muito bons músicos, não por excesso de virtuosismo, mas porque são uma banda capaz de escrever verdadeiras canções e porque têm creatividade para comporem sempre álbuns e músicas variados sem nunca se terem repetido na carreira. Um destaque para Rui Duarte com mais uma grande performance vocal, a mostrar que continua a ser um dos melhores e mais versáteis vocalistas Portugueses.

Para concluir, podemos dizer que "Visions" é um excelente trabalho, mais agressivo e superior a "Nude", não sendo tão bom como "Intersection", "Thoughts" ou "E.D.R.", pois considero esses álbuns clássicos dos R.A.M.P. e do Metal Português. Este último trabalho não levará essa designação da minha parte, mas é um forte candidato a álbum do ano a nível nacional, num ano em que estão a ser lançados grandes trabalhos por cá.


"Visions" Tracklist:

01.Blind Enchantment
02.Single Lines
03.Amnesia
04..The Cold
05.Myth
06.Shell
07.My Plan
08.Dusk
09.Mud
10.Follow You
11.Tragic Blows


Nota:8.6/10




Site Oficial: http://www.rampmetal.com
Myspace Oficial: http://myspace.com/rampmetal

Review por Mário Rodrigues