About Me

Dark Moor - Autumnal review



Os Dark Moor são uma banda Espanhola internacionalmente conhecida de Power Metal, com influências sinfónicas e Neo-clássicas. Mudaram bastante de formação durante a carreira e neste momento da formação original só resta o guitarrista e principal compositor do grupo, Enrik García, apesar do baixista que saiu em Dezembro de 2008 ter participado ainda na gravação deste ultimo álbum, Autumnal . Uma das mudanças que afectou mais o som da banda foi mesmo a saída da vocalista Elisa Martín e a entrada de Alfred Romero. Elisa Martin marcou os primeiros tempos da banda participando nos 3 primeiros álbuns. Com este "Autumnal "os Dark Moor contam com 7 álbuns na carreira e este é o 4º com Alfred Romero, ele consegue aqui uma grande performance vocal, a melhor da sua carreira na banda e mostra-se cada vez mais entrosado no som da banda o que faz dele hoje um elemento muito importante na sonoridade actual da banda. Ele é um vocalista na linha de Roy Khan (Kamelot), com uma maneira de cantar bastante parecida, emocional, sóbria, sem os gritos agudos característicos de vários vocalistas do estilo. Neste álbum o vocalista conta com a colaboração da cantora lírica Itea Benedicto da banda Niobeth, que participa eu várias musicas e dando uma excelente contribuição.
"Autumnal" é um grande álbum de power metal sinfónico com excelentes músicas e mantém um excelente nível do início ao fim. Não há nenhuma faixa má ou mediana neste álbum, mas obviamente que como em qualquer álbum há musicas que se destacam. Uma delas é "On The Hills Of Dreams" , que não é por acaso que foi escolhida para primeiro single do álbum, tem um início bastante parecido ou mesmo quase igual com com o início do "fantasma da opera" depois com o desenrolar da musica começam a perceber-se as semelhanças com os já citados Kamelot, não apenas a nível vocal mas também instrumental, influência directa ou indirecta na sonoridade actual do grupo, que se vai continuar a perceber com o desenrolar do álbum. Durante o álbum percebem-se semelhanças com outras bandas como os Nightwish ou os Rhapsody Of Fire, a primeira por alguns bocados de músicas parecidas e pela voz lírica e a segunda pelas influências neo-clássicas comuns ás das duas bandas, notadas na guitarra, principalmente nos solos de guitarra e no som orquestral.
Voltando ao álbum temos mais grandes músicas como "Phantom Queen" com sons Celtas no início, "Faustus" que tem um início e refrão que faz lembrar "Whismaster ", a romântica "For Her", a melancólica e intensa "The Enchanted Forest", entre outras excelentes faixas que vão certamente deliciar os fãs de power metal sinfónico e das bandas que em cima citei. de Dark Moor, claro, que aqui têm um dos melhores e mais ambiciosos álbuns da carreira, que supera o excelente Tarot, lançado em 2007.

Autumnal (2009)

01. Swan Lake
02. On The Hill Of Dreams
03. Phantom Queen
04. An End So Cold
05. Faustus
06. Don’t Look Back
07. When The Sun Is Gone
08. For Her
09. The Enchanted Forest
10. The Sphinx
11. Fallen Leaves Waltz



Nota:8.5/10


Site oficial:
http://www.dark-moor.com/