About Me

Saxon - Into The Labyrinth Review

Este é o 19º álbum, desta mítica banda de Heavy Metal, que despontou em fins dos anos 70 e inícios dos anos 80 e, juntamente com bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Motörhead, encabeçou a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). Nesse periodo lançaram grandes albums em que o som que faziam era entre o Metal tradicional e o Hard-Rock. A partir de meados dos anos 80 suavizaram o som para uma sonoridade mais rock, começando assim a perder fãs.
Penso que esta banda foi bastante subestimada em relação a outras bandas do género, pois tem bastante qualidade.
Foi em pleno 2007 que lançaram "The Inner Sanctum" que é talvez, o melhor álbum da banda em muitos anos, voltando a surpreender em 2009 com este excelente "Into The Labyrinth", um album consistente, com muito boas músicas de Heavy Metal e Hard-Rock.
O album começa com "Batallions Of Steel" uma grande malha épica com um refrão magestoso, podendo-se descrever como um misto de Heavy e Power Metal.
A segunda música do album é "Live To Rock", sendo a escolhida para o primeiro single do album. É uma escolha óbvia, pois é um dos destaques do álbum, um grande tema de Hard-Rock, com boa letra e fica no ouvido. A música seguinte "Demon Sweeney Todd" é mais uma grande malha, uma das melhores do album sendo uma faixa acelerada de Heavy-Speed Metal. A seguir temos "The Letter", uma balada com 42 segundos que serve ,de certa maneira, como introdução para a melhor música do álbum, "Valley Of The Kings", faixa de Heavy Metal clássico, com um refrão fantástico. Depois voltamos a uma faixa mais Hard-Rock com "Slow Lane Blues", mais uma boa música. Em seguida temos "Crime Of Passion", "Voice " e "Protect Yourselves " que, mesmo sendo boas músicas, não mantém o nível das anteriores. A seguir voltamos a uma faixa de Heavy Metal acelerado com "Hellcat", que é a melhor música da segunda metade do álbum.
Para finalizar o álbum temos uma sonoridade mais Rock com "
Come Rock Of Ages" e uma versão acústica de uma música antiga "Coming Home" do cd "Killing Ground" de 2001.
O que temos aqui é um muito bom album de Heavy Metal de uma banda com mais de 30 anos de carreira, o que por sí só já é um grande feito pois poucas bandas com tanto tempo conseguem fazer álbums assim e até mesmo sobreviver. O vocalista "Biff" Byford está em grande forma e a dupla de guitarristas faz um bom trabalho, simples mas eficaz, 'sacando' bons riffs de Heavy Metal e Hard-Rock, que certamente agradará aos fãs do estilo.


Into The Labyrinth (2009)


01. Battalions Of Steel
02. Live To Rock
03.
Demon Sweeney Todd
04.
The Letter
05.
Valley Of The Kings
06.
Slow Lane Blues
07.
Crime Of Passion
08.
Premonition in D Minor
09.
Voice
10.
Protect Yourselves
11.
Hellcat
12.
Come Rock Of Ages (The Circle Is Complete)
13.
Coming Home (Bottleneck Version)




Nota: 8.5/10




Site Oficial: http://www.saxon747.com/en/itl/
Review por Mário Rodrigues